CONECTADOS?

Por Giovanna Tedeschi

Ao ouvir a palavra conexão, geralmente a primeira coisa que vem às nossas cabeças é a Internet. Porém, nos esquecemos que a origem do termo vem do latim nexus, nexo, vinculação, ligação, união. Ou seja, se conectar não deveria se resumir ao online: basicamente, todas as interações que realizamos são uma forma de conexão.

O encontro com seu grupo de amigos, a fala daquele professor, a conversa com a caixa do mercado, o sinal para o motorista do ônibus, o oi tímido para o crush… tudo isso é conexão. Aliás, desde os sinais de fumaça, famosos pelos filmes de faroeste hollywoodianos, já é possível notar essa comunicação. Porém, é importante lembrar que a conexão não ocorre apenas por meio da fala, nem se resume a comunicar.

Sentir-se conectado também tem a ver com perceber algo em comum, ser afetado de uma forma mais profunda, se identificar. Assistir um programa de TV ou ouvir uma música pode criar uma conexão com quem criou ou participa daquilo.

Outro termo que não deveria trazer apenas uma noção de online é rede social. Imediatamente pensamos em Facebook, Twitter ou Instagram, mas esse conceito tem significado muito mais profundo: a conexão entre uma comunidade específica, que não depende da internet. Isso inclui organizações de bairro, grupos de jovens, coletivos, turmas de amigos, entre outros.

É possível perceber, assim, a dificuldade de um ser humano não estabelecer conexões durante sua vida. Acredito que isso só seria possível no isolamento e, mesmo assim, seria preciso criar conexões para chegar a essa condição. Não há como nascer e sobreviver os primeiros anos de vida como ermitão.

É necessária a desconstrução deste termo para que ele seja não só utilizado em inúmeras ocasiões, mas aproveitado enquanto ação. Parece um clichê, mas precisamos começar a expandir nossa criação de conexões. Obviamente é incrível poder se conectar facilmente com alguém do outro lado do mundo, mas muitas vezes nos esquecemos de cumprimentar uma pessoa que está ao nosso lado.

Ilustração: James R. Eads

Anúncios