CARDÁPIO HUMANO

Por Giovanna Tedeschi

Tinder, Hornet, Happn, Badoo, AdoteUmCara. Os aplicativos de relacionamento se multiplicam em alta velocidade. Se, por um lado, torna-se mais fácil a busca pela talvez inexistente alma gêmea, os pré-requisitos para ocupar esta posição são maiores. E, mesmo considerando outros fatores para a escolha, a prioridade é geralmente a mais óbvia: aparência.

É bastante perigoso ter nas mãos o poder de descartar pessoas. Uma deslizada para a esquerda e o indivíduo para de existir instantaneamente. Não há um contato profundo para decidir se vale a pena mergulhar no mundo diferente que é conhecer alguém novo. Uma simples olhada nas poucas imagens, cuidadosamente escolhidas para aquele fim, e na descrição contendo signo e ocupação, já é suficiente para avaliar se aquele alguém merece uma brecha para entrar em sua vida.

Imagem: Divulgação

Depois da aparência, o maior obstáculo é a conversa. Difícil mesmo é sair do oitudobem e descobrir as verdadeiras paixões de cada um, a motivação para levantar da cama todos os dias. Aliás porque grande parcela dos usuários destes aplicativos não tem como objetivo encontrar sua tão falada cara metade. O propósito real é aumentar o número de “contatinhos”, colocar mais nomes na lista ou, simplesmente, se divertir. Afinal, realmente não há motivo para criar uma conexão quando o que se quer é apenas alguém para curtir uma noite.

Não existe problema algum em querer diversão. Todos temos momentos na vida em que não buscamos relacionamentos sérios, e esses recursos facilitam relações momentâneas. As vezes o que precisamos é espairecer, nos divertir, sem pensar a todo tempo nessa esmagadora pressão do futuro. O mal ocorre quando vemos estes apps como a única maneira de formar vínculos.

O clichê de uma Internet criadora de conexões que costumavam ser impossíveis é base de tudo isso. Apesar de criarmos vínculos com pessoas que estão longe fisicamente, se torna difícil ter uma rápida conversa com alguém que está próximo a você. É mais simples colocar seus fones de ouvido e abrir seu aplicativo favorito.

Anúncios