CONTOS & PONTOS

Por Gabriela Petusk, Jhonatas Elyel e Maria Clara Vieira

O medo está presente de diversas maneiras em nossas vidas, mas uma das mais intrigantes é a dos contos populares. Lendas urbanas e histórias de terror instigam o medo dentro das comunidades, mas se torna cada vez mais difícil fazer com estes contos não desapareçam, uma vez que são geralmente transmitidos pela narrativa oral. O Projeto Experimental Contos & Pontos, de estudantes do Jornalismo/UFU, teve como objetivo registrar algumas destas histórias.

O título vem do ditado “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Ao ouvir uma lenda e repassá-la, o novo contador a reconstrói nas próprias palavras, acrescenta detalhes; a própria experiência, o próprio ponto de vista. Com isso, a história cresce e toma formas individuais da identidade coletiva, assim como o coletivo pode ganhar traços desse indivíduo.

Nesta sexta edição, a Nós apresenta um dos frutos do projeto, o documentário que conta o mistério de Cruzeiro dos Peixotos, distrito do município de Uberlândia, em Minas Gerais. Na produção, pessoas em diversos contextos relatam seus encontros assustadores com uma criatura que, aparentemente, existia apenas em histórias antigas. Esteja preparado para o que verá a seguir.

Edição: Victor Albergaria

Anúncios