LUGARES DE DESPEDIDA

Por Felipe Flores

Quem não tem uma história de cemitério para contar que atire a primeira pedra! Esses espaços provocam as mais variadas reações, da saudade ao medo, do desconforto ao riso. A palavra cemitério vem do grego koimetérion, que significa quarto de dormir. É essa a ideia da igreja católica ao criar, no período medieval, os espaços para enterro dos mortos tal como o conhecemos hoje, coerente com sua doutrina, que acredita que as pessoas não morrem, apenas adormecem para que suas almas acordem no dia do juízo final. Antes desse modelo, várias outras formas de sepultamento foram adotadas pela humanidade, desde cavernas até as famosas pirâmides do Egito Antigo.

Em cemitérios mais antigos, túmulos das famílias ricas eram adornados das mais diversas formas com o mais diversos materiais e poderiam ser comparados à verdadeiras obras de arte. Em contraponto, a última morada dos menos abastados era precária e, na maioria das vezes, sequer apresentava o nome do falecido.

Com exclusividade para a terceira edição da Nós, o fotojornalista Felipe Flores foi ao tradicional Cemitério Municipal São Pedro, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Nele estão enterrados nomes de peso, como o do ex-prefeito do município, Tubal Vilela, e o eterno Grande Othelo, ator, cantor e compositor brasileiro.

Confira a fotorreportagem que contrapõe a morte de ricos e pobres e mostra a beleza desses lugares de despedida.

Tubal Vilela foi prefeito de Uberlândia e deputado estadual por Minas Gerais, tendo sido uma importante figura para o desenvolvimento do município. Com um diferencial que atrai a atenção de visitantes a cadeira de trabalho original do político , o túmulo onde está enterrado é um, dentre tantos outros, que ostentam a riqueza que o falecido acumulou em vida.

Considerado um artista completo, o ator, cantor, escritor e compositor, Grande Othelo foi um dos filhos ilustres de Uberlândia, onde também se encontra sua última morada. Perdendo apenas para o túmulo de Chico Xavier, na cidade de Uberaba, o jazigo onde está enterrado Grande Othelo é um dos mais visitados na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do estado de Minas Gerais.

Fotos: Felipe Flores

Anúncios