CHAMADO DA FÉ

Por Alex Furtado, Hiago de Paula, Josielle Ingrid,
Raíssa Müller e Timóteo Junior

O Chamado, ou Vocação, é uma experiência religiosa transcendental que algumas pessoas sentem. As irmãs Clarissas, como são chamadas as religiosas da Ordem de Santa Clara, contam que, em determinado momento de suas vidas, perceberam o desejo de se dedicar a uma vida exclusivamente consagrada a Deus. Para isso, escolheram a clausura monástica. O mosteiro é o local onde elas vivem, em reclusão, seus votos de pobreza, castidade e obediência.

Imagem: excerto do documentário

Nos seus relatos sobre esse chamado divino, as irmãs Clarissas lembram que sentiam não se encaixar no modo de organização da sociedade fora da prática religiosa. A descoberta da vocação, para elas, trouxe um sentido para sua existência e apontou uma missão distinta do roteiro tradicional da chamada vida secular, que envolve a formação de uma família.

Estudantes do Jornalismo/UFU foram conhecer a rotina do mosteiro Monte Alverne, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, e conviveram com as irmãs da Ordem de Santa Clara. O resultado dessa visita foi o documentário “Etnografia: Monte Alverne”, que a Nós apresenta com exclusividade.

Edição: Timóteo Junior

Anúncios