AVALANCHE RELIGIOSA

Por José Elias Mendes

Muito se engana quem pensa que os cultos evangélicos não são lugares onde os jovens se sentem bem-vindos. Apesar de a maioria dessas igrejas ser bastante austera e conservadora, algumas delas têm se esforçado para oferecer um ambiente aconchegante para os jovens – tanto de corpo quanto de alma. É nesse contexto, nadando contra a corrente, que surge a Bola de Neve Church, uma igreja fundada no início dos anos 2000, em São Paulo, pelo apóstolo Rina que, cansado do radicalismo de certas regras religiosas, decidiu se emancipar e fundar seu próprio ministério.

Acompanhado de um grupo de amigos, Rinaldo Seixas, o Rina, abandonou a Igreja Renascer, onde ministrava o evangelho para os jovens, e partiu em busca de trilhar seu próprio caminho. O primeiro obstáculo não demorou a aparecer, o grupo não tinha onde se reunir. Foi de favor que o patrão de um deles permitiu que usassem, temporariamente, um espaço do local onde trabalhava: uma loja de pranchas de surfe.

Imbuído do objetivo de levar sua mensagem a todos que quisessem e se reunindo no galpão onde as pranchas de surfe eram produzidas, Rina viu a Bola de Neve tomar corpo e sua identidade ser pouco a pouco construída. Hoje, com filiais estabelecidas em todos os estados brasileiros e expansão internacional em mais de 10 países, a igreja mantém sua marca registrada na decoração dos templos baseada em esportes radicais e seu principal símbolo: os púlpitos possuem o formato de uma prancha de surfe.

Foto: Divulgação

O diferencial da Bola de Neve continua sendo no formato da sua pregação. Com apelo voltado ao informal, a igreja possui, entre o principal público fiel, jovens de estilo alternativo, universitários e praticantes de esportes radicais já que prega a liberdade de seguir a Jesus sem modificações bruscas no estilo de vida que se levava antes. A pregação inusitada e os louvores em ritmo de pop, rock e reggae são os principais atrativos para esse público.

Mesmo prezando pela ausência de dogmas e costumes religiosos, Bola de Neve tem sua palavra baseada na bíblia cristã e defende a maioria dos princípios básicos do Cristianismo Protestante, como a castidade antes do casamento, a negação ao uso de drogas e álcool, o repúdio ao roubo e às mentiras, e a adoração a Jesus Cristo acima de todas as coisas.

Com base em informações retiradas do site oficial da Bola de Neve Church
Anúncios